AONDE NASCEU A IGREJA? PASTOR RICARDO CORDEIRO

Muitas pessoas querem saber aonde nasceu a primeira igreja cristã, os católicos afirmam que a primeira religião foi a católica já os evangélicos defendem estar nas mãos deles este honorável título. Mas quem está certo?

O livro do Êxodo a partir do capitulo 25, narra a construção daquilo que seria a primeira igreja, o texto sagrado dá detalhes de como o tabernáculo deveria ser edificado. segundo dr. Rodrigo Silva, o êxodo período em que o tabernáculo foi construído deu-se por volta de 1440 AC. o que também pode ser confirmado calculando o tempo pretérito nas citações sagradas dos livros de I Reis 6:1, Juízes 11:26, Atos 13:20, Gálatas 3:17 e Êxodo 12:40.

Apesar de o renomado dr. Adventista defender estes números, os jornalistas José Francisco Botelho e Bruno Garattoni em artigo na revista super interessante, acreditam que os feitos do êxodo, deram-se por volta de 1.200 AC, mas isto não vem ao caso, haja vista que ambos acreditam na história narrada por Moises. Vale salientar que o Padre Xavier (2017) em seu artigo na Canção Nova, também endossa os acontecidos da saída do povo de Israel no Egito.

Avançando na história chegamos a 970 AC. período em que o rei Salomão, regeu Israel, neste momento os relatos bíblico-históricos apontam a construção do templo de Salomão no Monte Moriá na capital de Israel.

Sobre este assunto o papa em sua catequese, concorda que o templo construído por Salomão era o lugar de encontro com Deus, vejamos: “Em Jerusalém, o grande Templo de Salomão era o lugar de encontro com Deus na oração” (FRANCISCO, Papa, 2013).

Porém, em virtude da rebeldia do povo judeu, por volta de 586 a.C., o templo foi destruído pelo rei Babilônico Nabucodonosor (BIBLIA 2 Reis:25,9), no entanto diante da promessa de Deus para com o remanescente de Israel o templo é reerguido pelo rei Dario no ano 516 a.C (Ed 6:15).

Antes de falar do nascimento da igreja é interessante citar a genealogia de Jesus Cristo, aquele que segundo o apostolo Paulo é o principal fundador e cabeça da igreja, (BÍBLIA, Efésios 1:22).

Os evangelhos de Lucas e Mateus apontam a descendência do Salvador do Mundo, o texto sagrado apresenta quatorze gerações de israelitas até chegar o nascimento do filho de Deus. (BIBLÍA, Mateus 1:17).

Confirmando as escrituras Cristo, nasceu em Belém de Judá, (BIBLÍA, Mateus 2: 1 a 6) ), foi apresentado no templo de Salomão em Jerusalém, (BIBLÍA, Lucas 2:22), cresceu em Nazaré (BIBLÍA, Lucas 4:23), fez o seu primeiro milagre em Caná da Galileia (BIBLÍA, João 2:11), foi julgado por sacerdotes judeus, (BIBLÍA, Lucas 22:66) morto pelos romanos no gólgota (BIBLÍA, Lucas 23:33), ressuscitou  em Jerusalém (BIBLÍA, Lucas 24:6) e subiu ao céus em Betânia (BÍBLIA, Lucas 24:50;51).

É interessante observar que todos os acontecimentos supracitados narram a história de Jesus em Israel, do nascimento a sua morte os textos sagrados não citam o filho de Deus na Roma italiana.

Falando dos apóstolos, todos ao serem comissionados por Cristo moravam em Israel, nenhum deles morava na Itália, a ordem de Jesus aos seus discípulos era: “Ide por todo o mundo, pregai o evangelho a toda criatura. (BIBLÍA, Marcos 16:15), no entanto ele orientou que o início do trabalho da igreja deveria começar em Jerusalém (BÍBLIA, Lucas 24:47).

Atendendo ao chamado de Jesus, Pedro e os apóstolos foram para a o templo de Salomão, na capital de Israel para serem revestidos do poder de Deus. (BÍBLIA, Lucas 24:49).

Quanto ao nascimento da igreja tanto católicos como evangélicos concordam que este evento espiritual e físico deu-se no período de pentecostes, momento em que o Espirito Santo revestiu a todos de poder.

O livro de Atos relata o local, como iniciou a igreja e aponta algumas pessoas que estavam neste momento, vejamos:

 

E, entrando, subiram ao cenáculo, onde habitavam Pedro e Tiago, João e André, Filipe e Tomé, Bartolomeu e Mateus, Tiago, filho de Alfeu, Simão, o Zelote, e Judas, irmão de Tiago. Todos estes perseveravam unanimemente em oração e súplicas, com as mulheres, e Maria mãe de Jesus, e com seus irmãos. (BÍBLIA, Atos 1:13;14).

 

Diante do texto supracitado, identificamos os apóstolos e a mãe de Jesus reunidos no cenáculo, local aonde houve a descida do Espirito Santo, bem como o repartir das línguas, este fenômeno espetacular deu-se em Jerusalém como se vê: “E todos foram cheios do Espírito Santo, e começaram a falar noutras línguas, conforme o Espírito Santo lhes concedia que falassem.” Atos 2:4  (BÍBLIA, Atos 2:5)

Foi neste espaço cheio do Espirito Santo aonde Pedro, o primeiro apostolo da igreja, cita o profeta Joel, para explicar o fenômeno acontecido, por conseguinte o capitulo 2 é concluído afirmando que todos reuniam-se no templo de Salomão encima do Monte Moriá todos os dias. (BÍBLIA, Atos 2:46)

Concordando que a igreja nasceu em Jerusalém, observem a afirmação do Padre Patton:

No relato dos Atos dos Apóstolos, no quinquagésimo dia, isso significa Pentecostes, há este terremoto, este Pentecostes, a descida do Espírito Santo na forma de línguas de fogo que transforma os Apóstolos de pessoas tímidas, trancadas no Cenáculo por medo, em pessoas corajosas que saem à praça para anunciar a ressurreição. (PATTON, Francesco, 2018)

 

Neste sentido apesar de muitos leigos afirmarem que a primeira igreja nasceu em Roma, identificamos em nossa pesquisa líderes renomados da cúria católica, reconhecendo que o nascimento da igreja não se deu na capital da Itália.

Segundo o livro de Atos a igreja nasce primeiro em Israel e por volta de 60 DC, o apóstolo Paulo vai para Roma defender-se e anunciar o evangelho de Cristo, o resultado da pregação paulina em solo romano gera perseguição e sua morte, por conseguinte Pedro muda de Jerusalém para Roma para continuar o trabalho de Paulo sendo também morto por volta de 67 DC. Apesar da morte dos apóstolos vários pessoas abandonam a idolatria romana e passam a seguir o caminho de Cristo, porém com muita perseguição e morte até 300 DC. Só por volta de 316 DC o imperador Constantino tem um sonho se converte ao cristianismo e promulga o Edito de Milão.

A partir deste decreto o império romano estabelece liberdade de culto, e por volta de 323 DC, Constantino manda construir a basílica de São Pedro no local aonde o apostolo estava enterrado, sendo concluída por volta de 349 DC.

Portanto a igreja cristã é gerada no êxodo, caminha por toda história bíblica em Israel e seus arredores, nasce em Jerusalém, obedece o enunciado de Jesus iniciando o processo de evangelização em Israel e depois começa nos confins do mundo, quanto aos romanos o anuncio do evangelho por lá iniciou-se por volta de 60 DC e só aproximadamente 300 anos depois nasce a igreja católica.

Bibliografia

https://super.abril.com.br/historia/quem-escreveu-a-biblia/ 

https://noticias.cancaonova.com/especiais/pontificado/francisco/catequese-do-papa-francisco-26062013/

https://noticias.cancaonova.com/brasil/entrevista-com-mestrando-em-exegese-sobre-o-livro-do-exodo/

https://www.vaticannews.va/pt/igreja/news/2018-05/pentecostes-em-jerusalem-sala-cenaculo.html

https://www.palavraprudente.com.br/estudos/forrest_k/eventosvt/cap55.html

https://www.infoescola.com/cristianismo/basilica-de-sao-pedro/

https://www.rome-museum.com/br/basilica-de-sao-pedro.php

Categoria:SERMÕES PARA LEITURA - PASTOR PASTOR RICARDO CORDEIRO